logo
 

O Acaraú

| DATA 18 DE DEZEMBRO DE 2013 | 117



O Acaraú é um município do Estado do Ceará. Localiza-se próximo à foz do rio de mesmo nome, Rio Acaraú. É o maior produtor de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Acaraú fica a 255 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403.

Etimologia

A origem do topônimo "Acaraú" é indígena, existindo pelo menos duas hipóteses sobre seu sentido:

· seria resultado da fusão de acará (garça) e hu (água), significado, portanto, "rio das garças";

· o topônimo "Acaraú" é de origem tupi , sendo resultado da fusão de akará (cará ) e 'y (rio), significando, portanto, "rio dos carás".

A história de ocupação do território do delta do rio Acaraú pelos índios tremembés começou antes da chegada dos portugueses à região, no século XVI.

História

Os portugueses fizeram um reconhecimento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral e como base de apoio para confrontos militares com os franceses, que ocupavam o Maranhão. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII.

Em 1608, instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região que foi a "Aldeia do Cajueiro" (hoje Almofala - Itarema), um aldeamento de índios criados por iniciativa dos Jesuítas. Já o início do povoamento e a implementação econômica às margens do Rio Acaraú pelos portugueses aconteceu com a chegada de fugitivos das guerras com os holandeses oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte no século XVII; através das entradas dos Sertões de Fora; com a instalação da pecuária e a produção do charque na capitania do Ceará,no século XVIII.

O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações e, depois, passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu. É o marco inicial do que, mais tarde, viria a ser a cidade de Acaraú. Antes do povoado da Barra do Acaracu, alguns quilômetros ao norte e também à margem direita do rio, que ficou conhecido como Presídio.

No século XVIII , em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de Vila do Acaracu, com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851. A fundação do município de Acaraú data de 31 de julho de 1849. O título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei 2 019, de 19 de setembro de 1882.

A freguesia foi criada pelo decreto geral de 5 de setembro de 1832, com a transferência para a povoação da Barra do Acaraú da freguesia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala, antiga missão dos índios Tremembés.

Subdivisão

O município tem 4 distritos: Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro e Santa Fé. As localidades mais conhecidas são o Castelhano, Medeiros, Cauaçu, Curral Velho, Macajuba, Cajueiro do Boi, Celsolândia, Lagoa da Volta, Córrego das Varas, Ilha do Rato, Córrego de Ana Veríssimo, Almécegas, Córrego da Rola, Cachorro Seco, Mirindiba, Barrinha, Coroa Grande, Arpoeiras, Volta do Rio, Farol, Guajiru, Espraiado, Sítio Alegre, Ilha dos Coqueiros e Carrapateira.

Geografia

Clima

Tropical Atlântico com pluviometria média de 1.133 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são: Rio Acaraú.

Vegetação

Vegetação costeira.

Economia

A base da economia é a pesca, tanto que este possui um porto, com um canal de acesso de 2,4 metros de profundidade que, em maré alta, permite a entrada de pequenas embarcações.

Em seguida vem à pecuária: bovino, suíno e avícola; agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão.

Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, com produção média de 7,9 mil toneladas.

Educação

Há uma instituição pública de ensino superior, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), uma das mais disputadas do Estado. O campus de Acaraú do IFCE é uma instituição de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que visa disponibilizar educação de qualidade na região do Baixo Vale do Acaraú. Atualmente conta com seis cursos gratuitos, sendo quatro técnicos: Pesca, Aquicultura, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar; e dois cursos superiores: Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas. O campus também dispõe de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), entre os quais, Inglês, Espanhol, Recepcionista de Eventos, entre outros. O IFCE - Campus Acaraú é o principal centros de ensino universitário e de pesquisa científica da região norte do estado do Ceará.

O município também conta com instituições privadas de ensino superior, como a Anhanguera.
Com relação ao ensino básico o município possui ampla rede de educação pública, que supre a demanda da região. Como destaque existe a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, primeira escola de nível médio integrada a formação profissional em tempo integral do município de Acaraú, iniciou suas atividades em março de 2009.

Turismo

O turismo é uma outra base da economia regional devido aos atrativos naturais:

· Praias: Barrinha, Aranaú, Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande

· Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira


Cultura

Os principais eventos culturais:

· Festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição. Esta festa acontece na véspera do dia 8 de dezembro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.

· Festa do padroeiro São Sebastião: esta festa acontece na véspera do dia 20 de janeiro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.

· Carnaval: evento que tem atraído muitos visitantes à cidade por serem bastante tranquilos os festejos dos foliões.

· Festival Junino : evento realizado pouco antes do seu aniversário de emancipação política, 31 de julho.

· Miss Acaraú: Desfile realizado para eleição da representante da beleza acarauense.

· Festa do Camarão: Realizada em Outubro, é um evento de porte internacional, sendo realizada na cidade a feira internacional do camarão, atraindo visitantes nacionais e internacionais.

*Fonte: Wikipédia

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 01 DE OUTUBRO DE 2018 | 21

Dedicado à prevenção do câncer de mama

DATA | 20 DE SETEMBRO DE 2018 | 12

Hoje estivemos em visita com o Presidente da CMA, Tecnicos de Som e Eletricidade.

DATA | 05 DE SETEMBRO DE 2018 | 55

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro.

DATA | 03 DE SETEMBRO DE 2018 | 32
DATA | 07 DE AGOSTO DE 2018 | 39

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 e tem por finalidade conscientizar a população a respeito dos riscos do tabaco.

PRESIDENTE

PAULO SÉRGIO GOMES DE ANDRADE

LEGISLATURA

2017ª (SEGUNDA MILÉSIMA DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2017 - 2018)

CNPJ

02.346.843/0001-70

COMO SE COMUNICAR CONOSCO?

TELEFONE
(88) 3661-1541

NOSSOS CANAIS